Escolha largar o vício de fumar

Todo ano, milhares de pessoas garantem deixar o cigarro. Mas, se eles tentaram e não tiveram êxito com os processos tradicionais de como parar de fumar – seja ao mastigar gomas de nicotina, tratamentos terapêuticos ou modificação do comportamento – eles geralmente olham para fora do convencional, com esperança de que a medicina alternativa possa afinal liberá-los de uma vida estabelecida pelo tabaquismo.
Porém os fumadores e os profissionais de saúde concordam que o desafio de parar é grande. Profissionais afirmam que quando se trata de como largar o fumo, não tem uma receita mágica. E enquanto diversas abordagens alternativas estão disponíveis – a começar da acupuntura, passando pela figura guiada até a auto-hipnose – elas, com certeza, não são solução, e para cada fumante que auxiliam, são capazes de deixar outro desapontado.

Deixar o cigarro é complicado

alternativa-deixar-cigarro A maioria dos estudiosos concorda que, apesar de quão forte seja a sua intenção de deixar de fumar, existem algumas forças poderosas que tencionam contra você. Certamente, nenhum tratamento de colocar fim ao desejo de fumar serve para todos, e a taxa de falhas pode ser desestimulante. A maior parte das pessoas deixa o vício ao menos três vezes antes de, enfim, encontrar um jeito de parar para sempre.
Não há nada mais difícil do que parar de fumar, consentem estudiosos. Ninguém fuma porque é bom ou porque aprecia a sensação dos gases tóxicos quentes que se movimentam pela garganta. O indivíduo que fuma é viciado em nicotina.
Os médicos explicam que no momento em que você observa o que ocorre com as pessoas que estão nos estágios da retirada do cigarro, entende que esta é uma angústia demasiadamente considerável. Há fumadores que estão inclinados a arriscar a vida para prosseguir com o fumo.

Métodos alternativos para parar de fumar

Por outra forma, as abordagens alternativas para largar o vício têm um número crescente de discípulos – e eles mudaram determinados viciados em ex-fumantes definitivos. Um dos principais benefícios da grande parte desses meios não convencionais é a habilidade de convencer os indivíduos a mudar. Os seres humanos aprendem que eles possuem controle acerca do seu corpo que não acreditavam que tinham. É uma experiência de aprendizado que os prepara para fazer mudanças, entre elas, deixar de fumar, relatam os estudiosos.
Entre as abordagens alternativas estão a hipnose, que garante uma consciência desenvolvida. Junto com o controle de peso, a cessação do tabagismo é o problema mais popular da hipnose. Utilizando esta técnica, os humanos ingressam em um modo de atenção focado e concentrado e tornam-se mais predispostos a orientações que debilitam o desejo por cigarros e fortalecem sua vontade de parar.
Caso contrário, quando cientistas averiguaram certos estudos com relação ao uso da hipnose para colocar um fim no desejo de fumar, eles perceberam que, à medida que os fumantes que participaram de programas de hipnose obtiveram maior sucesso na abstenção de cigarros do que os fumantes que não utilizaram qualquer intervenção para parar o vício, essa abordagem parecia não ter benefícios no que se refere a outros programas populares de largar o fumo.

Imagens guiadas para largar o cigarro

alternativa-deixar-cigarro Se você pode mobilizar figuras vívidas em sua mente na queda de uma cinza de cigarro, as imagens guiadas podem ser uma experiência que vale a pena realizar. Usando este método, os humanos ingressam em um estado de relaxamento e, logo, desenvolvem imagens mentais quais auxiliam a tocar sua mente inconsciente e reprogramam o sistema nervoso para opor-se à vontade de tragar.
As gravuras guiadas são mais úteis no preparo das pessoas para parar de fumar, dizem estudiosos. Elas são capazes de ajudá-los a se organizar interiormente, eliminando batalhas internas e dificuldades que são capazes de impossibilitar o trajeto para desistir de largar os cigarros.
Diversas pessoas são atraídas por fumar pelas imagens que os induziram de que são capazes de sentir-se melhores caso fumem. As imagens guiadas usam a própria mente das pessoas e as ajudam a criar outras ilustrações que podem combater o suposto apelo do cigarro, mostrando que é um veneno danoso o que está sendo absorvido. A chave é romper o costume, romper o vício e aceitar que você não necessita de um cigarro para se sentir bem, esclarecem pesquisadores.

Parou de fumar? Terapia chinesa com picada de agulhas ameniza a abstinência

A acupuntura, técnica chinesa antiga, tem sido empregada por milhares de anos para vários tipos de doenças – e, no momento atual, para algumas pessoas que têm o interesse de vencer o vício pelo cigarro eternamente. Em uma pesquisa, os membros que haviam fumado por uma média de vinte e três anos receberam tratamentos de acupuntura com agulhas postas em pontos que supunham induzir os órgãos associados ao tabagismo (tais como pulmões, as vias aéreas e a cavidade bucal). No decorrer de um tempo de cinco anos, esses membros fumaram menos e tiveram uma redução da vontade de fumar, em comparação com um outro grupo que estava sendo observado.
Cientistas afirmam que, em um cenário médico, é bem possível achar inúmeras pessoas que dizem ter parado de fumar, utilizando a acupuntura. Mas, em conjunto, os estudos clínicos disponíveis não forneceram provas persuasivas dos benefícios da acupuntura, com boa parte da pesquisa levantando as indagações sobre a capacidade da medicina alternativa de ajudar a largar o desejo de fumar.
Profissionais que têm praticado a acupuntura para alívio da dor e outros problemas de saúde há mais de 30 anos, notaram que a acupuntura consegue ser aproveitável no gerenciamento dos sintomas fisiológicos da abstinência da nicotina, provavelmente motivando a liberação de substâncias químicas cerebrais conhecidas como endorfinas. A acupuntura pode organizar os ajustes de nicotina, os nervos, as compulsões, o nervosismo e a agitação de que os indivíduos geralmente se queixam quando elas largam o cigarro.